7.10.10

Nome masculino1. Apetece-lhe Helena. Excitado pelo aspecto triste de Helena. Vai até ao balcão do bar. Está ao lado dela. Pensa: Helena, Helena, por fim. Nome masculino 1 olha-a sem fim. Está a explodir de coragem. Helena olha-o com ar intransponível. Nome masculino 1 diz: "Prova-me que eu estou aqui". Nome masculino 1 ouve Helena, vê-a a afastar-se e segue-a com o olhar; lascivo. Nome masculino 1 bebe de um só trago o resto da cerveja.

Helena. Apetece-lhe beber. Entediada. Arrasta-se até ao balcão do bar. Pede um copo de vinho. Dizem-lhe que vai demorar porque o vinho está na outra sala, etc. e tal. Helena nem ouve o que lhe dizem até ao fim. Pensa: Nem para beber, porra Helena. Diz: "E tu porque me olhas?" Vinho. Finalmente! Helena faz-lhe um brinde; um brinde não, deixou o peso do seu copo embater na garrafa dele. Helena fala-lhe: "Tu estás aqui, eu é que estou noutro lugar". Helena bebe sozinha noutra sala do bar.

Helena senta-se. Diz-lhe: "Não sei dançar".
Nome masculino 2 levanta-se. Diz-lhe: "Queres dançar?"

Helena dormiu mal. Vai à praia sozinha. Senta-se no café da praia e lê. Bebe chá. Helena começa um jogo de olhares com o indivíduo desconhecido da mesa da frente. Ele olha-a e ela fica excitada. Ele relembra-lhe alguém, mas Helena não quer perder tempo a pensar. Helena paga e levanta-se. Helena deixa um bilhete na mesa do indivíduo. O bilhete diz: queres dançar?. Helena sai e caminha junto ao mar, está animada. Helena responde ao chamamento. Helena diz: "Mas eu deixei o bilhete na mesa". Ouve com atenção e responde tremendo-lhe a voz: "Ele não estava ali? Prove-me que ele não estava ali". Helena sente-se quente e agradece ao Nome masculino 3. Helena perde as forças e deixa-se cair à beira do mar. Quando volta a si, lembra-se quem lhe lembrava o indivíduo desconhecido.

Nome masculino 3 segue Helena. Diz-lhe: "Minha Senhora, olhe! Esqueceu-se deste papel numa das mesas". Ouve e responde: "Mas ali não havia ninguém, só a Senhora. Hoje quase que não tivemos gente no café". Nome masculino 3 volta para o café e fecha-o mais cedo que a hora habitual.

.

Sem comentários: