21.7.10

"VENHO RENASCER NO TEMPO RECONTADO NESTE CADERNO"




Por motivos pessoais e profissionais (pelo menos gosto de pensar que assim é) ando com a Susan Sontag atrás. Consta que ainda vou falar muito disto (esperem pelas surpresas), mas, para já, há um sentimento arrepiante ao ler os diários de Sontag. São os diários, ora bolas!
Com 14 anos, Sontag escreve:
"Acredito:
(...)
c) Que a única diferença entre os seres humanos é a inteligência
d) Que o único critério de uma acção é o seu efeito último em fazer o indivíduo feliz ou infeliz "

Juro que me emocionei. Juro que também eu vou renascer mas com o cuidado de não o fazer por ela. Fazendo-o o por mim. Porque se ela soubesse que ando a ler os diários dela, era bem capaz de me dar duas chapadas! Eu já tentei bater-me, prometo. Mas a verdade é que não consigo parar.

capa do livro Renascer, Diários e Apontamentos de Susan Sontag
.

Sem comentários: